Idealizado pelo Instituto IMPAR, de Joinville, o circuito “Diálogos Arte para Todos” tem mais duas oficinas agendadas até o final de maio.
No dia 27, o projeto estará em Palhoça, no câmpus bilíngue do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e no dia 29, em Itajaí, no câmpus central da Univali.
No total, o circuito vai abranger 12 instituições de ensino superior, nas seis mesorregiões do estado, compartilhando um amplo repertório de vivências produzidas em mais de uma década de trabalho artístico com a participação de pessoas com deficiência, neurodiversas e com transtorno mental, na promoção da saúde e da acessibilidade cultural, por meio do Programa de Formação Cultural Arte para Todos.
Em Palhoça, a atividade vai envolver estudantes de ensino médio e acadêmicos das áreas de Comunicação Visual, Serviços e Produtos.
As condutoras do encontro serão Iraci Seefeldt (jornalista, artista de teatro, gestora cultural e consultora em acessibilidade) e Manoella Rego (atriz, professora e diretora de teatro).
“Estamos muito felizes em receber os ‘Diálogos’, uma ação fundamental para ampliar o debate sobre acessibilidade cultural e a democratização das artes”, aplaude Bruna Crescêncio Neves, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Palhoça Bilíngue, ressaltando que a oficina terá a participação de estudantes surdos: “Isso torna a proposta ainda mais significativa, pois oportuniza o acesso e o diálogo sobre a arte, considerando as especificidades linguísticas desse público”.
Já em Itajaí a oficina será dirigida aos cursos ligados à Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec), e aberta à comunidade. Iraci Seefeldt será novamente uma das condutoras, ao lado de Robson Benta
(ator, professor e diretor de teatro).
“O conhecimento abordado da oficina é de extrema importância. Cada vez mais se faz necessário pensar na pessoa com deficiência, encontrando alternativas para que todos e todas, sem exceção, tenham acesso às mais variadas manifestações artísticas”, salienta Giana Cervi, professora da instituição.
O formato dos “Diálogos Arte para Todos” une palestra, vivência artística e roda de conversa, para que os participantes experimentem a metodologia proposta pelo instituto e troquem experiências.
O circuito faz parte do projeto “Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos”, realizado pelo IMPAR, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o apoio da Secretaria de Saúde de Joinville e o incentivo do Grupo Krona, Instituto Krona, Docol e Instituto Ingo Doubrawa.
Mais informações sobre as atividades do Instituto IMPAR
www.impar.art.br
e-mail impar@impar.art.br
WhatsApp 47 99672-0034
Assessoria de Imprensa – Instituto IMPAR.
Patrícia Gagliotti: (47) 98865-9204.
Guilherme Diefenthaeler: (47) 98403-2745
Por: Rosilene Bejarano