Estreia gratuita do Curta-Metragem “Os Comedores de Batata” será dia 5 no Teatro do SESC

Compartilhe:

Compartilhe:

Estreia gratuita do Curta-Metragem “Os Comedores de Batata” será dia 5 no Teatro do SESC

os comedores de batata

Narrativa é inspirada tanto na obra de Van Gogh quanto um episódio real da pandemia e  conta com acessibilidade em libras

Na segunda, dia 5 de agosto, o curta-metragem “Os Comedores de Batata”, dirigido por José Wiemes, fará sua estreia no Teatro SESC, em Joinville, com duas sessões gratuitas – sendo uma com tradução em libras. Este filme, que combina elementos de drama, fantasia, terror e surrealismo, promete envolver o público com sua narrativa profunda e instigante.

“Os Comedores de Batata” conta a história de uma família de camponeses em Santa Catarina que depende da batata para sobreviver. A filha mais nova, apesar de amar sua família, sente-se solitária e cansada da rotina diária. Em meio a esses sentimentos, ela recebe uma carta misteriosa contendo sementes. Ao plantá-las, uma flor roxa nasce, deixando-a doente e desencadeando uma série de eventos perturbadores. A narrativa reflete sobre a luta contra uma rotina insatisfatória e a busca pelos sonhos, inspirada tanto na obra de Van Gogh “Os comedores de Batata” quanto em um episódio real ocorrido durante a pandemia.

O filme será apresentado com tradução em Libras, realizada por Cibele Barreto e Nubia Amorim, e audiodescrição por Cibele Barreto, garantindo acessibilidade a um público mais amplo. “Espero que o filme inspire o público a refletir sobre como é encarar uma rotina que não gostam e a perseguir seus sonhos e desejos,” afirma o diretor José Wiemes.

Exposição com obras inéditas de artistas joinvilenses marcam a estreia do filme

Alguns artistas locais foram convidados para degustar o curta “Os Comedores de Batata” de maneira exclusiva e, a partir disso, interpretarem, por meio de sua arte, sua visão dos temas e personagens. O resultado desse trabalho é o lançamento da exposição no hall  do Teatro do Sesc. Entre os convidados, estão Marjorye Goulart – artista plástica, de Joinville. Formada em Psicologia, estudou na Casa da Cultura e atualmente exerce as duas funções de artista e psicóloga; Nágila Passos é artista e acadêmica de Bacharelado em Artes Visuais na UNIVILLE. Suas técnicas abrangem pintura, escultura, cerâmica, fotoperformance e música, revelando um processo criativo meticuloso e reflexivo; Larissa Halfen, artista nascida no Rio de Janeiro, começou sua jornada na arte em um ambiente que nutriu sua paixão desde a infância. Ingressou no bacharelado em Artes Visuais em 2020, resistindo à limitação de pensamentos únicos e mergulhando em diversas formas de expressão artística. Sua arte multidisciplinar busca a harmonia entre o moderno e o tradicional, destacando-se na pintura; Vera Lucia Pereira é artista joinvilense, advogada e associada na Associação de Artistas Plásticos de Joinville (AAPLAJ). A artista iniciou sua jornada pelas artes plásticas em 1995, com Pinturas de Grupo em Blumenau/SC; Bruno BILBO, é pintadô, rabisqueiro e grafitista. Com 37 anos, pinta na rua desde 2004 e trabalha com desenho desde 2011.

Sobre o diretor
José Wiemes (ele/dele) é roteirista, diretor e produtor de cinema. Formado em Cinema e Audiovisual, em 2020, acumula quatro anos de experiência no audiovisual. Seu trabalho tem muita presença de elementos surrealistas e terror. Estreou na direção e roteiro do curta-metragem VAZIO (2023). E OS COMEDORES DE BATATA (2024) é seu segundo curta-metragem de ficção, que aborda a perspectiva de uma menina moradora do campo do interior de Santa Catarina que quer sair daquela rotina e ver o mundo.

Ficha Técnica

Diretor/Roteirista/Produtor Executivo: José Wiemes
Elenco: Sarah Maria dos Santos, Manoella Carolina Rego, Dê Déco Malena, Robson Benta, Fabiano Souza, João França
Duração: 15min 59seg
Gênero: Drama, Fantasia, Terror, Surrealismo
Classificação Indicativa: 12 anos

Serviço – Pré-estreia do Filme “Os Comedores de Batata”

Quando: segunda-feira, 5 de agosto

Local: Teatro SESC Joinville

Primeira Sessão – 19h

Exibição do filme, roda de conversa com a equipe e presença de intérprete de Libras.

Segunda Sessão – 20h

Exibição do filme com audiodescrição, roda de conversa com a equipe e presença de intérprete de Libras.

Traje: vá elegante como se estivesse colhendo flores sob a luz do luar.

Ingresso: gratuito – reserve pelo Sympla

Confira o trailer aqui.

 

Estreia do curta faz parte de uma programação que integra projeto de audiovisual

O “Projeto Diretrizes de Marketing Cinematográfico Catarinense”, contemplado pelo Edital Lei Paulo Gustavo de Joinville, é coordenado por Mariana Gretter. Por meio de uma pesquisa aprofundada sobre as estratégias de marketing no cenário audiovisual regional, sob a orientação da Prof. Dra. Elenir Morgenstern, Mariana entrevistou 53 produtores audiovisuais e realizou workshops com cerca de 100 participantes. O resultado dessas ações virará um mapa de diretrizes que será distribuído gratuitamente em outubro de 2024.

Programação de estreias de curtas

  • Os Comedores de Batata (Curta-metragem) – 5/8, Teatro SESC Joinville
  • Efeito Dominó (Curta-metragem) – 10/8, Fundação Catarinense de Cultura, Florianópolis
  • Casa Lar (Documentário) – 2/10, local a definir em Caçador
  • A Representatividade através de Ritmos (Mini-documentário) – 18/10, Auditório Univille, Joinville
  • Ventos Cortantes (Curta-metragem) – outubro, Cinema Garten Shopping, Joinville
  • Lola (Curta-metragem musical) – dezembro

Acompanhe as informações no Instagram @josehenriquewiemes.

Workshops

Até o momento, foram realizados cinco workshops na Universidade da Região de Joinville (Univille), reunindo cerca de 100 participantes. Os eventos têm sido fundamentais para compartilhar conhecimentos sobre estratégias de marketing cinematográfico, oferecendo insights práticos e teóricos valiosos para os produtores locais.

Além disso, dois novos workshops estão previstos para serem realizados na Unochapecó, com expectativa de atender mais 40 alunos. “Estes workshops são parte integrante do projeto de pesquisa, que visa elaborar um mapa de diretrizes para produtores catarinenses, a ser distribuído gratuitamente em outubro de 2024. Eles oferecem um espaço dinâmico para troca de experiências, discussão de desafios e desenvolvimento de novas estratégias no campo do marketing cinematográfico, fortalecendo a indústria audiovisual de Santa Catarina”, destaca Mariana.

Sobre a responsável pelo projeto
Mariana Gretter de Lima, 22 anos, é designer, produtora cultural e pesquisadora. Como CEO da produtora GretterX, ela desenvolve roteiros, storyboards e planos de comunicação para projetos audiovisuais. Atualmente, Mariana é mestranda em design com o projeto “Diretrizes de Marketing Cinematográfico Catarinense”, e membro do Instituto Catarinense de Cinema e da Cinemateca Catarinense. Ela também é produtora dos filmes “Ventos Cortantes”, “O Mesmo Encontra-se Parado” e “A Guarda-napos”.

Compartilhe:

Compartilhe:

×

Olá?! Clique aqui para

falar com nossa Diretoria

×