Documentário revela as marcas do desenvolvimento de Joinville no Rio Cachoeira

Compartilhe:

Compartilhe:

Documentário revela as marcas do desenvolvimento de Joinville no Rio Cachoeira

Documentário revela as marcas do desenvolvimento de Joinville no Rio Cachoeira

Um dos símbolos do crescimento da cidade, rio é tema de longa-metragem que terá dez exibições gratuitas a partir de 2 de julho

Marco histórico, social e econômico, o verdadeiro símbolo joinvilense que é o Rio Cachoeira ganhará as telas nas próximas semanas.

O documentário “Fluxos do Tempo, Corrente de Mudanças”, dirigido por Maicon Aloncio, aborda diferentes aspectos do icônico rio que atravessa o centro de Joinville.

Produzido com recursos via SIMDEC – Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura, o longa-metragem fará um “tour” pelos CRAS a partir de 2 de julho, encerrando no dia 27 na Univille, num total de dez exibições abertas ao público.

Ao longo de mais de 170 anos, o Cachoeira foi estrada, porto, motivo de orgulho, despejo industrial e causa de enchentes — e o documentário acompanha essas transformações perguntando o que cada época acreditava que podia fazer com ele.

A narrativa passa pela chegada dos imigrantes europeus no século 19, pela industrialização sem controle do século 20 e pelas disputas públicas em torno do saneamento e da legislação ambiental, construída a partir de pesquisa histórica primária, entrevistas com geógrafos, historiadores, engenheiros e moradores, e imagens que cruzam arquivo e câmera contemporânea.

Não é um filme de denúncia — é uma investigação sobre como uma sociedade se forma, cresce e deixa suas marcas num rio.

Segundo o diretor Maicon Aloncio, Joinville é uma cidade que construiu uma identidade e uma reputação que vai muito além das fronteiras de Santa Catarina.

Mas a parte dessa história que raramente aparece nos livros e nas celebrações oficiais foi o que o motivou a fazer o documentário.

“O Rio Cachoeira atravessa o coração de Joinville há muito mais tempo do que qualquer construção humana.

Ele esteve aqui antes da cidade, acompanhou cada fase do seu crescimento e carrega, nas suas águas, uma memória que pertence a todos nós. ‘Fluxos do Tempo, Corrente de Mudanças’ é uma tentativa de honrar essa memória e de entender o que ela ainda tem a nos dizer”, diz Maicon.

Entre as extraordinárias vozes que ajudam a contar essa história com a seriedade que ela merece estão o geógrafo Naum Alves de Santana, Mestre e Doutor pela UFSC e ex-diretor de Planejamento Urbano de Joinville; o engenheiro civil Leonardo Romero Monteiro, da UDESC Joinville, coordenador do LaCiA; a professora titular Therezinha Maria Novais de Oliveira, da Univille, especialista em Engenharia Sanitária; o artista plástico e pesquisador Carlos Alberto Franzoi; os construtores navais Nivaldo e Nilton Simas, filhos do fundador do Estaleiro Bruno, à beira do Cachoeira; o jornalista e ex-político Sérgio Silva; e o empresário Ney Silva, que liderou nos anos 1990 um movimento de despoluíção que envolveu 65 indústrias da cidade; Pedro, presidente da Associação de Pescadores do Boa Vista; Jair Severiano, presidente da Associação de Pescadores do bairro Boa Vista; e comerciantes do centro histórico que convivem com as cheias há décadas.

“O documentário não é uma crítica.

É uma conversa. Uma conversa que Joinville já começou a ter consigo mesma e que este filme quer aprofundar. Vemos hoje uma cidade que está se reconectando com o seu rio, que está investindo na recuperação ambiental, que está olhando para a água não como obstáculo, mas como patrimônio. Este documentário é uma celebração dessa virada e um convite para que ela continue”, destaca o diretor.

PROGRAMAÇÃO

 

Data

Hora

Local

Endereço

02/07

9h

CRAS Paranaguamirim

R. João Luiz de Miranda Coutinho, 845 – Paranaguamirim

08/07

14h

CRAS Floresta

R. República da China, 222 – Floresta

13/07

14h

CRAS Parque Guarani

R. das Pitangas, 350 – Parque Guarani

14/07

9h

CRAS Adhemar Garcia

R. Antenor Douat Baptista, 205 – Ulysses Guimarães

14/07

13h30

CRAS Pirabeiraba

R. Joinville, 13500 – Centro (Pirabeiraba)

15/07

8h

CRAS Comasa

R. Maracujá, 620 – Comasa

15/07

9h

CRAS Jardim Paraíso

R. Crater, 105 – Jardim Paraíso

17/07

8h30

CRAS Aventureiro

R. Jequié, 449 – Aventureiro

22/07

9h

CRAS Morro do Meio

R. Minas Gerais, 5527 – Morro do Meio

27/07

19h

Univille – Anfiteatro 2

R. Paulo Malschitzki – Zona Industrial Norte

CONTATO
Maicon Aloncio, diretor: (47) 98857-6039

IMAGENS
Labd12

NA INTERNET
fluxosdotempo.com.br

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Rubens Herbst
(47) 99103-8149

Por: Rosilene Bejarano

Compartilhe:

Compartilhe: