Floripa Quilt mostra a força do fazer manual em sua maior edição

Compartilhe:

Compartilhe:

Floripa Quilt mostra a força do fazer manual em sua maior edição

Floripa Quilt mostra a força do fazer manual em sua maior edição

São 41 expositores confirmados, 28 aulas e oficinas que ensinam diversas técnicas e linguagens das manualidades, vivências demonstrativas, exposições, rodas de conversas e visita guiada.

A novidade nessa 12 edição é a ampliação do Festival de Patchwork & Arte Têxtil em quatro pontos da cidade

O Floripa Quilt – Festival de Patchwork & Arte Têxtil -, idealizado por Janaina Machado, ganha corpo  e espaço nessa 12 edição.

De 30 de abril a 03 de maio, das 11h às 18h, o evento abre as portas no SESC Cacupé, onde concentra boa parte da ampla programação composta pela feira de expositores com 41 marcas confirmadas para quem aprecia trabalhos tecidos à mão e também para artesãs e artesãos que buscam insumos para suas produções

No local, os visitantes ainda poderão conferir as obras premiadas no Concurso de Quilts, Arte Têxtil e Bonecas de Pano 2025, uma tradição do festival que reconhece e valoriza os trabalhos do rico universo das manualidades.

Nesses quatros dias, a agenda oferece aulas e oficinas para quem deseja aprender ou se aprimorar nos fazeres artísticos.

Vivências presenciais que ensinam processos de construção de projetos, rodas de conversas e muita troca de experiências.

Segundo Janaina, o festival é um espaço vivo de conexão e fomento ao fazer manual, que tem como objetivo aproximar o público em geral da produção de arte têxtil.

“É sempre desafiador realizar um evento desta proporção, pois ainda convivemos com a falta de incentivo para o desenvolvimento pleno do setor.

Mas não esmorecemos, pelo contrário, nosso festival acontece este ano em sua maior versão, ainda presente em outros pontos da cidade.

Queremos que as pessoas conheçam a arte têxtil, reconheçam a importância da preservação das técnicas manuais.

O convite é para que se envolvam, mergulhem nas tramas e costuras tecidas, vivam esse território de grande riqueza cultural e memórias afetivas”, destaca.

 criançada não fica de fora e terá a oportunidade de experimentar a criação com a imaginação solta.

No dia 01 de maio, das 11h às 12h, ocorrerá a Oficina de Bonecas/os para crianças.

São 10 vagas disponíveis e os interessados devem se inscrever uma hora antes da aula.

No dia 03 de maio, no mesmo horário, acontecerá a Oficina Grampinho Rosinhas da Tilda, com o mesmo número de vagas e ordem de inscrição. Ambas totalmente gratuitas.

Os adultos também podem usufruir das aulas demonstrativas totalmente gratuitas.

No dia 30 de abril, das 11h às 14h, o Grupo Nipocultura fará uma demonstração sobre a técnica Sashico.

Das 13h30 às 14h30, Adriana Sleutejes ensina o método Crazy e das 15h às 15h40, Marisol Romero mostra o processo de feltragem no Bolas Y Formas.

Nos demais dias, outros temas serão demonstrados gratuitamente pelas artesãs convidadas.

Se não bastante a ampla agenda no SESC Cacupé, o festival se estende para mais quatro pontos da cidade com exposições imperdíveis que revelam a delicadeza dos fazeres manuais.

No Passeio Cultural Primavera, até 06 de maio, volta à programação do festival a Las Balconadas.

Com curadoria de Sandra Makowiecky, a tradição das balconadas é a de pendurar obras de arte em casas e edifícios ao ar livre.

A mostra segue o costume desse movimento artístico, no qual obras têxteis são suspensas em fachadas de casas e edifícios, interagindo com o espaço urbano e o olhar do público.

As obras, de 2 metros de altura e 1,5 metro de largura, foram criadas por artistas de diversos países, incluindo Argentina, Uruguai, Alemanha, México, Estados Unidos, Chile, Guatemala, Espanha e Brasil.

Na ABS Sambaqui fica em cartaz a exposição Vozes da Floresta, de 27 de abril a 26 de maio, das 13h às 17h.

Na Galeria Sambaqui, “Vestimentas por uma artista têxtil” mostra as belezas criadas pela artista Adriana Sleutejes com curadoria  da prof. Mara Rubia e alunos LaMaes – UDESC.

A mostra vai de 30 de abril a 04 de maio.

“As Catarinas e suas tapeçarias” ocupa o Espaço Cine Paradigma, no Paradigma Cine Arte, em Santo Antônio de Lisboa.

São  cinco séries de artesãs, que podem ser conferidas até o final do mês de maio, das 10h às 21h, diariamente.

Segundo Elke Hulse, curadora da ação, as obras revelam a técnica do tear vertical elaborado com diversos materiais proporcionando composições e efeitos singulares.

E, por último, na Casa de Cultura Casa em Santo Antônio,, a “Imaginancias Sul Americanas” abre de 30 de abril a 04 de maio, das 11h às 19h.

A programação completa do Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil – pode ser conferida no site https://floripaquilt.com.br/2025/programacao-geral/ A entrada é gratuita.

SERVIÇO:

O que: Floripa Quilt – Festival de Patchwork e Arte Têxtil 2025

Quando: de 30 de abril a 03 de maio

Onde: SESC Cacupé / Florianópolis

Programação: https://floripaquilt.com.br/2025/programacao-geral/

Entrada Gratuita

Luciana de Moraes
A CASAA
insta: @acasaacom
face: @ acasaacom
www.acasaa.com
Por: Rosilene Bejarano

Compartilhe:

Compartilhe:

×

Olá?! Clique aqui para

falar com nossa Diretoria

×