Iniciativa é do Instituto Dona Ana, organização sem fins lucrativos que atende crianças com deficiência física ou intelectual em vulnerabilidade social
O Instituto Dona Ana está com vagas abertas para o projeto Grupo de Dança para Pessoas com Deficiências. A iniciativa é viabilizada por meio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura de Joinville (Simdec), voltada para crianças com todos os tipos de deficiências, de quatro a 12 anos. As aulas serão realizadas às segundas ou quintas-feiras das 14h30 às 15h15 ou 15h15 às 16h, na Saltare Centro de Dança.
O projeto, que visa tornar a arte acessível para todos, terá duração de seis meses, de abril a setembro de 2025. As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de cadastro pelo telefone: (47)9 9715-6206.
Segundo o gerente de projetos do Instituto Dona Ana, José Henrique Wiemes, a dança traz inúmeros benefícios para as crianças com deficiência, como a melhora da resistência física, da flexibilidade, da coordenação motora e da consciência corporal, além de estímulo à autoestima, à criatividade e à capacidade de comunicação não verbal. “Acreditamos no poder da arte e do movimento para transformar vidas. A dança é uma linguagem acessível, que permite que cada criança se expresse de forma única, respeitando suas singularidades e promovendo bem-estar e inclusão”, afirma.
As aulas serão ministradas pela profissional de Educação Física e que trabalha com a dança há 30 anos, Quitéria Cícera da Silva. “Acredito que, através da arte, podemos transformar não apenas o corpo, mas também a forma de pensar e de se expressar. E é isso que o projeto visa, o aprimoramento para desenvolver habilidades motoras, cognitivas e sensitivas em diferentes faixas etárias, usando a dança como instrumento lúdico e terapêutico”, ressalta.
O projeto também se destaca por fomentar a convivência entre pessoas, promovendo o respeito às diferenças e a construção de um espaço seguro de trocas e desenvolvimento.
Sobre o Instituto Dona Ana
Com mais de 30 anos de atuação em Joinville, o Instituto Dona Ana é uma organização sem fins lucrativos, conveniada à Prefeitura Municipal de Joinville, que atende atualmente mais de 70 crianças com deficiência física ou intelectual em vulnerabilidade social. O trabalho da instituição segue as diretrizes do SUS e do SUAS, e é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar com profissionais das áreas de assistência social, pedagogia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional e fonoaudiologia.
Além do novo projeto de dança, o Instituto mantém há dois anos um bem-sucedido projeto de musicalização infantil. Ambos reforçam a missão da instituição: oferecer acolhimento, socialização, convivência e autonomia às crianças e suas famílias, por meio de ações que unem saúde, cultura e inclusão.
O projeto é aberto a crianças com todos os tipos de deficiência, reafirmando o compromisso da instituição com a inclusão, a diversidade e a acessibilidade cultural.
Projeto de dança inclusiva
Para: crianças com todos os tipos de deficiências
Faixa etária: 4 a 12 anos
Aulas: segundas ou quintas-feiras das 14h30 às 15h15 ou 15h15 às 16h
Onde: Saltare Centro de Dança
Duração: 6 meses, de abril a setembro de 2025
Inscrições Gratuitas pelo telefone: (47)9 9715-6206
Vagas limitadas