Superação, coragem e determinação marcam a estreia do Run for Parkinson’s em Santa Catarina

Compartilhe:

Compartilhe:

Superação, coragem e determinação marcam a estreia do Run for Parkinson’s em Santa Catarina

Superação, coragem e determinação marcam a estreia do Run for Parkinson’s em Santa Catarina

Pela primeira vez em Santa Catarina, a corrida mundial Run for Parkinson’s reuniu no último domingo (27), em Joinville, mais de 1.200 participantes — entre atletas profissionais, amadores, pacientes de Parkinson e seus familiares — em uma mobilização emocionante pela saúde, pela conscientização e pela superação de limites.

O evento, que integra o movimento global liderado pela Parkinson’s Community Worldwide, foi organizado no Estado pela Associação Viva Parkinson e promoveu modalidades de caminhada (2 km) e corrida (5 km e 10 km). Mais do que um desafio físico, o encontro transformou-se em um grande ato de coragem e de celebração da vida.

Entre os momentos mais emocionantes da corrida, Almeci Antonio, paciente de Parkinson, completou os 5 km ao lado da esposa, filha e neto.

“Eu posso tudo. Minha família está comigo e me apoia em cada desafio”, celebrou Almeci, reforçando o papel essencial do suporte familiar para a qualidade de vida dos pacientes.

Presente no evento, o neurologista Gustavo Ribas, que acompanha os pacientes da Viva Parkinson, destacou a importância da atividade física no tratamento da doença.

“A prática esportiva é fundamental para quem convive com o Parkinson.

Ajuda a preservar a mobilidade, o equilíbrio e reduz a rigidez muscular, além de estimular o bem-estar emocional e cognitivo”, explicou.

Para Alessandra Meneghini, coordenadora da Associação Viva Parkinson em Joinville, o Run for Parkinson’s é mais do que uma corrida: é um movimento de transformação.

Diagnosticada com Parkinson antes dos 50 anos, Alessandra conduz o trabalho da entidade com foco na integração, acolhimento e compartilhamento de informações.

“Transformar, mesmo que um pouco, a vida de pacientes e familiares é o que me move.

E eventos como o Run for Parkinson’s são fundamentais para levar conhecimento à comunidade e combater o preconceito”, afirma.

A Viva Parkinson é uma associação sem fins lucrativos, formada por voluntários, que atua em Joinville, Blumenau e Balneário Camboriú com o objetivo de promover a qualidade de vida, a alegria e a inclusão de pacientes com Parkinson e seus familiares.

Fonte: 

Fernanda Thiesen Furtado – Jornalista JP/SC 1449

thiesen.fernanda@gmail.com
(47) 98803-8218

Por: Rosilene Bejarano

Compartilhe:

Compartilhe:

×

Olá?! Clique aqui para

falar com nossa Diretoria

×